sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lista da Sexta apresenta: Star Wars, o que aprendemos

Bom galera, sexta-feira ai, ostracismo no trabalho, aula que não acaba. Enfim para resgatá-los do tédio começa aqui a "Lista da Sexta!"

Toda sexta vou publicar uma lista de curiosidades sobre games, filmes, desenhos, pessoas, fatos científicos, sonhos bizarros, ou resultado de discussões filosóficas regadas a cerveja, o que vier primeiro XD

Star Wars é uma saga sempre sendo expandida que todos nós amamos (a maior parte pelo menos), mas por traz de blaster rifles e lightsabers existe um amontado de ricos conselhos que podemos traduzir para nossas vidas. Você pode não usar a Força, mas existe muito que se pode aprender.

A vida não é fácil, acostume-se. Com tanta coisa acontecendo no nosso dia-a-dia, é perfeitamente normal se sentir oprimido quando somos confrontados por desafios assustadores. Mas, se você ficar calmo e refletir por um momento sobre Star Wars, é praticamente certo que irá encontrar a solução do problema!

Leia Star Wars: O que aprendemos e em breve, qualquer obstáculo conquistar, capaz, você sera.



11) Conheça sua árvore genealógica


Sete bilhões de pessoas vivem neste planeta, mas o que parece ser um mero desconhecido poderá vir a ser algo muito mais. Separe algum tempo e pesquise a fundo o passado da sua família, caso contrário pode acabar emu ma terrível e desagradável surpresa. Aquela garota com quem você acabou de sair? Se você fez sua pesquisa e descobriu que tem um irmão que nunca encontrou e conhece a história dela, você pode ter ligado os pontos e descobrir to que na verdade ela é sua irmã. Aquele velho que fica te incomodando até o ponto que você começa a desejar matá-lo? Ele pode ser seu pai! Faça um favor a você mesmo e pesquise sobre seu próprio passado sobre o das pessoas que você está conhecendo antes de tomar qualquer decisão drástica. Hoje em dia temos tudo sobre todos disponível na internet, não é um trabalho difícil de se fazer. É super fácil e pode te ajudar a evitar algumas situações muito, muito desagradáveis.




10) NOOOOOOOOOO!

As vezes o peso sobre os nossos ombros é demais para se aguentar, e esconder fundo suas emoções não é uma maneira saudável de se lidar com isso. Faça como Darth Vader. Quando encontrar aquelas situações que te fazem se sentir mal, pra baixo ou aquela indignação (colocar o cereal no prato e descobrir que não tem mais leite, fazer aquele trabalho no banheiro e descobrir que o papel acabou, o chefe te pede um relatório das despesas mensais as 17:58 em uma sexta-feira) está tudo bem, não se segure, desabafe. Abra bem os braços e deixe sair aquele alto, bom e velho "NOOOOOOOO!" Eu garanto que você vai se sentir melhor.




9) I have the High Ground, it's over!

Sabemos que a vida não é perfeita, e que existem momentos em que temos de admitir nossa derrota, saber que perdemos (estamos de olho em você, Grand Moff Tarkin) e não podemos deixar nossa arrogância sobrepujar nossas decisões lógicas. Obi-Wan sabia que tinha derrotado Anakin quando conseguiu ficar em um terreno mais alto (o engraçado é que isso não se aplicou a luta contra Darth Maul), ainda assim o excesso de confiança de Anakin literalmente o deixou em pedaços. Seja sábio como mestre Yoda e saiba quando é a hora de lutar e quando se retirar.




8) It`s a trap!


O famoso aviso do Admiral Ackbar's no Retorno de Jedi provou porque que ele é um homem responsável. A brava liderança do Mon Calamari's e sua preocupação com os pilotos rebeldes é inspiradora e louvável. Todos nós devemos nos esforçar para sermos mais parecidos como este nobre líder espacial. Seu senso de aranha está disparando feito louco e todos os outros estão indiferentes frente a desgraça eminente? Olhe bem para eles e grite: "É uma armadilha!"




7) Mire nas pernas

Mesmo o desafio mais intimidador pode ser facilmente derrotado se você esforçar de verdade. Como vimos na batalha de Hoth, só precisamos encontrar um ponto fraco(Karnak feelings). Neste caso, um pequeno snowspeeder com um gancho e um cabo de reboque foi capaz de derrubar um gigantesco AT-AT. Um verdadeiro caso de David e Goliath, podemos sair vitoriosos de praticamente qualquer cenário se usarmos o nosso cérebro e procurar por uma vulnerabilidade. A não ser que eles estejam em terreno alto, ai é game over, cara, game over!




6) Crie, modifique, repita

Se George Lucas nos ensinou algo é que nunca é tarde para mudar de ideia e fazer algo sobre isso. Ewoks estão te assustando com seus olhos imóveis? De a eles uma piscada em CGI, não gosta do silencio do Vader enquanto ele pondera sobre qual lado seguir? Faça ele gritar ‘não’ (de novo...). Primeiro a trilogia clássica foi trazida de volta com melhoramentos na qualidade visual e nos efeitos. Então foi feita a nova trilogia (muitos Bothans morreram assistindo). Ai vieram as inúmeras modificações e melhoramentos quando passaram os filmes para Blu-ray. E pra terminar (sera?) em 3D. O que mais Lucas estaria guardando para a franquia? Nunca saberemos ao certo, mas é certo que ele nunca vai parar. Ele nos tem ensinado que temos o direito de bagunçar nosso próprio trabalho, sem se importar quão boas ou ruins elas possam ser.




5) Isso não é uma lua

A observação apurada de Obi-Wan's é algo que precisamos aplicar todo dia, se não, a toda a hora. Se ele tivesse avistado um pouco antes a Estrela da Morte, todo Uma Nova Esperança poderia ter sido deferente. Eles teriam tempo de sair dali a tempo de evitar o raio trator (o que significaria que Obi-Wan ainda poderia estar vivo!),informado os lideres rebeldes sobre a monstruosa estação espacial, e terem tido mais tempo para preparar o ataque. Claro que Leia teria morrido na explosão, acontece as vezes, coisas da vida. A lição aqui é simples:: fique atento a tudo a sua volta e o seu dia pode ficar bem mais fácil.




4) Mostre algum respeito


Não trate com desrespeito seus superiores como Conan Antonio Motti fez em Uma Nova Esperança. Se tiver problemas com o que eles dizem, aborde a situação com respeito. Não seja um idiota, mostre algum respeito. Isso parece óbvio, mas aparentemente algumas pessoas nunca aprenderam boas maneiras.





3) Nada na vida é de graça

Como mostrado na floresta de Endor, se alguma coisa é muito boa pra ser verdade, provavelmente é. O que o wookie pensou ser uma refeição de graça na floresta, se virou contra ele e se tornou uma armadilha, onde ele e seus amigos ficaram presos em uma rede, embaraçosamente sendo levados como prisoneiros por grandes ursos de pelúcia. Claro que a ajuda dos Ewoks foi importante para a derrubada do império (pedra ganha do laser, duh), mas nem sempre você pode ter essa sorte e as coisas podem ficar realmente feias pro seu lado. Seja inteligente e cético, e pode ser que você se safe de ser devorado por animais bonitinhos.





2) Idiota, relaxado, nojento!

Relacionamento geralmente não são como nos contos de fada. As vezes existem pedras no caminho e muito trabalho a ser feito. No caso do Han e da Leia, a chave foi Solo se manter decidido. Leia o tratava como lixo. Ela o insultava com regularidade, e ainda teve a coragem de chamá-lo de idiota, relaxado e nojento (ouch). Mas o jovem Harrison Ford estava calmo demais para que essas palavras o afetassem, porque como ele mesmo disse em O Império Contra Ataca, ele sabia que ela o amava. Toda relacionamento é diferente, a chave é a dedicação. Han Solo provou isso e somos muito agradecidos por mais essa lição.





1) Do or do not. There is no try

Como uma lista de conhecimento tirados de Star Wars poderia não incluir o mais icônico conselho de Yoda? O pequeno Mestre distribuía conselhos de biscoito da sorte com certa regularidade (até o sexto filme... ), mas " Fazer ou não fazer. Não existe tentar " é sem dúvida o maior de todos. Ou você da tudo de si, ou nem se incomode. Não desrespeite Yoda vivendo de qualquer jeito. Do or do not. There is no try.


Bom galera por hora é isso, espero que tenham gostado, semana que vem tem mais, se quiserem podem mandar sugestões para próximas semanas.
ps: na próxima semana o post sai mais cedo!

Keep calm and use the force!


2 comentários:

  1. Muuuuito bom...vou ficar aguardando o próximo :D

    ResponderExcluir
  2. Seria legal ler sobre os ensinamentos de O Senhor do Anéis ;)

    ResponderExcluir